Jiu Jitsu Invisível
O Jiu Jitsu invisível é um conjunto de princípios desenvolvidos por Rickson Gracie, foi ele um dos primeiros a chamar a atenção para os pequenos ajustes ou ligeiras movimentações que são fundamentais para a boa execução das técnicas, mas que passam despercebidas à maior parte dos praticantes.
Apesar dessa “invisibilidade” pequenas alterações nos agarres, na posição do tronco ou no próprio posicionamento dos membros inferiores, por exemplo, podem significar a diferença entre conseguirmos sair de uma posição desvantajosa, ou sermos finalizados.
A invisibilidade, deve ser encarada como uma forma de utilizarmos a nosso favor pequenos detalhes que, à vista desarmada podem parecer displicentes, e , sobretudo, usarmos em proveito próprio a energia do nosso oponente. Sem esses ajustes e aproveitamento da energia, o Jiu Jitsu não passaria de mais uma arte de combate suportada na “força contra força”, ou no “mais forte ganha”.
O aspecto invisível do Jiu Jitsu está ainda diretamente relacionado com a forma e grau de conexão entre nós e o nosso adversário. Repare-se nesta passagem do livro “Breath” de Rickson Gracie: “But because I was totally connected to him and his movement, I used Kimura´s energy to spin in the air, and (…). From there I took his back and submitted him with a choke”.
A invisibilidade em JIu Jitsu não se sente, não se diz “faz ai essa pega mais invisível”, ou “faz o estrangulamento invisível xpto”; a invisibilidade tem a ver com a nossa percepção mental e sensorial em sabermos aproveitar os pontos de contacto com o nosso oponente, em saber como sentir, e como canalizar a sua energia em proveito dos nossos próprios movimentos.
Aparentemente, tudo se poderá resumir em saber como reagir à força exercida sobre nós, e em nunca deixar vazios entre nós e o nosso adversário.
De acordo com Rickson Gracie o Jiu Jitsu invisível comporta os seguintes elementos: o toque, peso, momentum, e a conexão física com o adversário. São aspectos impossíveis de ensinar (directamente), pelo que só podem ser incorporados no Jiu Jitsu de cada um após longas horas de treino específico.
A invisibilidade é uma forma de detectar e reagir à presença de um opositor no nosso espaço pessoal. Pode ser considerada como sendo constituída por três princípios: detecção (semelhante a um radar ou sonar), a sensação (reconhecimento do toque; sentir o momento) e, por último, a sabedoria (saber como reagir).