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Mais Leve vs. Mais Pesado

Tal como seria de esperar treinar Jiu JItsu com um parceiro mais pesado ou mais leve tem vantagens e desvantagens. Treinar com um oponente maior pode ajudar a melhorar a sua capacidade de gerir as desvantagens do peso e da força, enquanto treinar com um parceiro mais leve, e eventualmente com menos força, pode ser benéfico para treinos de velocidade e agilidade. No entanto, é preciso ter em atenção que ser leve no peso por vezes não implica ter pouca força, tudo depende da pessoa em causa.

Listam-se em seguida algumas vantagens de treinar com um oponente mais pesado:

  1. Resistência: uma pessoa mais pesada obriga a um trabalho muscular maior para opor resistência aos seus movimentos, além disso posições desvantajosas ajudam a melhorar a capacidade de sofrimento;
  2. Técnica: sem a utilização dos princípios e técnicas só a força bruta poderá opor-se a um oponente mais pesado e forte;
  3. Controlo: a forma e a intensidade do controlo corporal de um parceiro mais pesado é um elemento fundamental para controlar situações difíceis.

E, agora algumas desvantagens em enfrentar uma pessoa mais pesada:

  1. Lesões: maior risco de lesões devido à maior intensidade que a pessoa mais leve tem que pôr na luta, sobretudo se o praticante não estiver preparado fisicamente, ou se não tiver nível técnico para lidar com a situação;
  2. Finalizações: o praticante mais fraco terá que interiorizar que é mais difícil aplicar uma finalização a uma pessoa maior: exige maior coordenação, timing certo, e aplicação da alavanca na forma e momento adequados;
  3. Movimentação: os movimentos da pessoa mais leve são fortemente condicionados, dificultando o desenrolar da luta.

Quais são as potenciais vantagens de treinar com uma pessoa mais leve?

  1. Velocidade: lutar com um oponente mais leve exige menos energia em termos de força, o que permite que o praticante trabalhe a velocidade e a agilidade;
  2. Finalizações: finalizar uma pessoa mais leve é tendencialmente, isso pode ajudar a aprimorar a técnica de finalização;
  3. Enfrentar os nossos pontos fracos: a luta com um praticante mais leve, devido às menores pressões energéticas e posicionais, permite que a pessoa mais pesada veja com mais claridade os aspectos do seu jogo que precisam de ser melhorados.

Algumas desvantagens em treinar com um praticante mais leve:

  1. Menor resistência: lutar com um praticante menos pesado pode ser menos desafiador em termos de resistência, o que pode não ser tão benéfico para a preparação física do praticante mais forte;
  2. Treino de força: dado que uma pessoa mais leve não obriga ao uso de tanta força, isso pode ser prejudicial quando um dos objetivos do lutador mais forte for enfrentar outros mais pesados ou entrar em competições (onde frequentemente a força é um vector fundamental);
  3. Falta de realismo: como as técnicas contra um oponente mais leve têm tendência a entrar mais facilmente, isso pode levar a um desleixo no treino da pessoa mais forte, levando a uma falsa sensação de segurança.
Publicado emJiu Jitsu