fbpx
Menu Fechar

Produtividade em Jiu Jitsu

O princípio do trabalho de uma força em física é, por definição, a transferência de energia a um corpo, ou sistema de corpos, por intermédio da aplicação de uma força. O trabalho realizado por uma força é tanto maior quanto maior for a projeção da força aplicada na direção do movimento.

O trabalho é positivo quando a força favorece o movimento, e negativo quando a força contraria o movimento.

O que é o trabalho?

No Jiu Jitsu, o princípio do trabalho pode ser aplicado para entender como as alavancas e posições conferem a faculdade de vencer um adversário mais forte e/ou pesado. Por exemplo, numa chave de braço, combinam-se as forças do atacante e do defensor, para induzir um movimento do cotovelo do defensor, que gera um trabalho positivo causando dor, e a respectiva finalização da luta.

Em modo inverso, na defesa de um estrangulamento respiratório usa-se a combinação da força dos braços e dos músculos do pescoço, para impedir o movimento da traqueia, o que conduz a um trabalho negativo que evita a asfixia.

Uma alavanca é um dispositivo que permite aplicar uma força maior do que a força aplicada inicialmente, usando um ponto de apoio e um eixo fixo denominado fulcro, através dessa alavanca é possível desequilibrar uma força resistente por intermédio de outra: a potência. No Jiu Jitsu, o lutador pode usar partes do seu corpo e/ou do adversário como pontos de apoio de forma a produzir eixos para criar alavancas, que aumentam a força exercida, por exemplo, sobre as articulações do adversário.

No caso de uma chave de perna, o lutador usa as ancas como ponto de apoio e as suas pernas como eixos fixos para exercer pressão no joelho do adversário, com uma força maior do que a sua própria força muscular permitiria. Pelo que, é realizado um trabalho positivo sobre a perna do adversário, causando dor e eventual luxação.

O que é a produtividade?

A produtividade em Jiu Jitsu está directamente relacionada com o trabalho de uma força. O trabalho (de uma força) é a quantidade de esforço que é preciso dispender para executar uma determinada técnica ou movimento, e é independente do caminho realizado.

Por exemplo, ao empurrarmos o tronco de um adversário realizamos um trabalho cujo resultado é o movimento

produtividade = esforço (realizado por uma força) (Equação 1)

No entanto, no caso do Jiu Jitsu o esforço é apenas uma das partes dessa equação. Em Jiu Jitsu a produtividade é uma quantidade que é regulada pela Equação 2:

produtividade JJ = força + respiração (Equação 2)

Papel da respiração

A respiração é um factor essencial na produtividade, pelo que o seu controlo tem que ser devidamente treinado. O praticante de Jiu Jitsu tem que aprender a não depender exclusivamente da respiração superficial, tem que estudar e praticar a respiração profunda.

A movimentação do ar com suporte no core é a respiração que vai maximizar o esforço para um determinado nível de força. É possível utilizar a respiração num acto contínuo ou através de momentos discretos. A depleção discreta do ar no corpo permite manter a tensão muscular por um maior período de tempo, mas faz baixar o valor do trabalho relativamente ao acto contínuo.

A força nesta equação não deve ser subentendida como “força bruta”, mas como a quantidade certa de energia que tem que ser aplicada para fazer um movimento, aplicar uma técnica, e contrariar ou desviar a energia do adversário.

Opor força por força, o que vulgarmente se designa como o “princípio da acção-reação”, não é a melhor forma de optimização da quantidade de esforço, ou seja, não é um factor de incremento da produtividade. Pelo contrário, conduz ao cansaço que, por sua vez, está inversamente relacionado com a produtividade:

cansaço = inverso (produtividade) (Equação 3)

Uma forma de minimizar o cansaço é utilizar a energia do adversário a nosso favor. Tirar partido da produtividade do oponente. É a inteligência aplicada ao Jiu Jitsu.

Duas das maiores referências do Jiu Jitsu que aplicam todos estes princípios são Rickson Gracie e Jean Jacques Machado.

Publicado emJiu Jitsu