fbpx
Menu Fechar

O Jiu Jitsu e o Empoderamento Feminino

O Jiu Jitsu é uma arte marcial que se baseia na técnica, com suporte em princípios e metodologias, e que tem um papel importante no empoderamento feminino.

Se a isso fôr associado o uso da inteligência, então o Jiu Jitsu é a ferramenta ideal para ajudar qualquer pessoa a defender-se de um agressor mais forte e mais pesado.

Este conjunto de características faz do Jiu Jitsu uma actividade ideal para as mulheres, que muitas vezes se sentem vulneráveis e desrespeitadas numa sociedade machista e violenta.

Vantagens

O Jiu Jitsu oferece às mulheres muitas vantagens, das quais se podem salientar as seguintes:

  • Devido à diversidade e amplitude dos movimentos nas técnicas do Jiu Jitsu funciona como um tónico, desenvolvimento e fortalecendo os músculos em todo o corpo, com especial incidência no core (abdómen, pélvis e ancas), ombros,  braços e pernas;
  • Favorece a flexibilidade geral, e a coordenação motora;
  • Um treino de Jiu Jitsu queima em média entre 300 e 800 Kcal;
  • Melhoria da capacidade cardio-respiratória;
  • Diminuição dos níveis de stress e da ansiedade geral;
  • Aumento da autoconfiança, auto-estima e segurança em geral.

Relação com o Jiu Jitsu

Como ferramenta de defesa pessoal o Jiu Jitsu pode ajudar a mulher, e aqueles que a rodeiam, a sair de situações adversas, ou mesmo de perigo iminente. Ao aprender Jiu Jitsu, com as suas chaves, estrangulamentos e técnicas de imobilização, as mulheres sentem-se mais seguras. Seja num ambiente familiar, laboral ou nos seus tempos livres. Aliás, é bom recordar que a maior parte das agressões contra mulheres são perpetradas por alguém conhecido. Assim, nem é preciso traçar cenários de saídas nocturnas ou redondezas perigosas para justificar a necessidade de empoderar as mulheres com o Jiu Jitsu.

No entanto, o mais relevante é todo o processo de empoderamento que uma mulher experimenta ao treinar Jiu Jitsu. É a capacidade de tomar as rédeas da própria vida, de fazer escolhas conscientes e de lutar pelos seus direitos. O empoderamento feminino é essencial para combater as desigualdades de género,  e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

O Jiu Jitsu tem esse papel fundamental ao ajudar as mulheres a compreender que são capazes de superar os seus medos, os seus limites, e todos os obstáculos que a sociedade vai colocando no seu caminho.  Ao entrar no tatame as mulheres desafiam e põem em causa o papel passivo e submisso que lhes é imposto pela sociedade. Ao treinar JIu Jitsu elas ocupam mais espaço, mostram à sociedade o  seu valor, e evidenciam as suas capacidades físicas e mentais. Demonstram como é possível ocupar o seu espaço com segurança e determinação.

É que o Jiu Jitsu não é apenas um desporto ou uma forma de luta, é uma filosofia de vida que ajuda a transformar a realidade das mulheres nos aspectos físico, mental, e social. É todo um mindset que prefigura um empoderamento real das mulheres.

Publicado emEmpoderamento Feminino