Menu Fechar

O Design e o Jiu Jitsu

O Gracie Jiu Jitsu é uma variação do Jiu Jitsu tradicional criada pela família Gracie no Brasil. As formas originais de defesa pessoal foram modificadas e adaptadas, de modo a permitir que as pessoas mais fracas se pudessem defender de agressores mais fortes, mais jovens e mais velozes.

Design é a arte de criar planos ou desenhos para algo. É o processo de desenvolver um plano, ou uma qualquer outra especificação, para a construção de um objeto ou sistema. O design é ainda o resultado desse plano na forma de um protótipo, produto ou processo. O verbo “projetar” expressa o processo de desenvolvimento do design. Ou seja, o design pode ser representado por um objecto ou pelo desenho em si mesmo.

Os processos subjacentes ao Jiu Jitsu podem ser considerados com design, pois são a arte de criar e/ou adaptar processos associados a determinadas aplicações. As chaves, os estrangulamentos, as projecções, por exemplo, são processos no Jiu Jitsu.

A relação entre design e Jiu Jitsu pode não ser necessariamente óbvia à primeira vista.

Design Jiu Jitsu

Quer se considere o design em geral ou o Jiu Jitsu em particular, ambos envolvem criatividade, estratégia e adaptação às diferentes situações e desafios. Um Jiu Jitsu sem design é uma coisa amorfa, desconexa, e com poucas hipóteses de evolução.

O design pode ser visto como um processo criativo que envolve a resolução de problemas através da estética e da funcionalidade. Da mesma forma, o Jiu Jitsu é extremamente exigente na resolução de problemas, estratégia e criatividade no momento da sua aplicação. Em ambos os casos, o objetivo é alcançar um resultado eficiente e esteticamente agradável.

É comum nos tatames ouvir-se a expressão “tem um Jiu Jitsu bonito”, apesar da estética não ser em si mesma design, pode ser o que ressalta à primeira vista. O design é composto pelos subsistemas eficiência e estética: uma cadeira bonita mas em que ninguém se consegue sentar tem um mau design, do mesmo modo, uma chave ao braço agradável à vista mas que não cumpre o seu propósito tem igualmente um fraco design.

Além disso, tanto o design como o Jiu Jitsu envolvem uma compreensão profunda de como as coisas funcionam, como estão interligadas e a capacidade em manipular e moldar elementos para atingir o resultado desejado. Em design, isso significa trabalhar com cores, formas, materiais e tecnologias para criar um produto, enquanto no Jiu Jitsu, implica compreender a física e a biomecânica do corpo humano para aplicar técnicas eficazes.

Por último, tanto o design como o Jiu Jitsu requerem uma combinação de competências técnicas e criatividade para alcançar um resultado bem-sucedido. O processo de design envolve, por exemplo, a capacidade de trabalhar com ferramentas de design, mas também requer criatividade, como o “pensar fora da caixa”. Da mesma forma, o Jiu Jitsu envolve valências, como sejam a capacidade de executar técnicas de forma eficaz, mas também requer elementos criativos, como a improvisação, e a adaptação a diferentes situações, caso seja no campo da defesa pessoal, ou em competições.

Em conclusão, embora a relação entre design e Jiu Jitsu possa não ser imediatamente evidente, há certamente sobreposições significativas entre as duas disciplinas que podem ser exploradas de maneiras interessantes no desenvolvimento do Jiu jitsu.

Publicado emJiu Jitsu